Blog

O biquíni ideal para cada tipo de corpo

O biquíni ideal para cada tipo de corpo

Quando o verão se aproxima, já começamos logo a pensar em looks de praia e piscina, sol e mar e alguém para amar … Já parou para pensar que, assim como peças de roupa, há modelos de biquíni e maiô mais adequados para cada um dos 5 tipos de corpo feminino

Acertar no biquíni é mais do que uma questão puramente estética, afinal você se sentirá mais confiante e à vontade para aproveitar o dia caso esteja vestindo peças que a valorizem e a deixem confortável ao mesmo tempo, concorda?

Se você tem dúvidas na hora de escolher biquíni ou maiô, este post é para você!  E ainda tem uma surpresinha no final…

Corpo ampulheta

O corpo ampulheta tem proporções equilibradas, com distribuição da massa simétrica no corpo inteiro — quadril e ombros têm aproximadamente a mesma medida, enquanto a cintura é mais fina. 

Por isso, é o que mais tem possibilidade de variações de modelos de biquíni e maiô. O objetivo deve ser manter a proporção, que já é naturalmente equilibrada. Por exemplo: se for usar estampa ou textura, usar nas duas peças (na parte de cima e na de baixo).

Praticamente qualquer modelo de calcinha funciona bem nesse corpo, das menores às maiores, assim como modelos de tops: cortininha, tomara-que-caia, ombro a ombro ou frente única.

Se o seu corpo for ampulheta com volume no busto, não é indicado usar tops muito pequenos. Opte por um modelo maior, com alças mais grossas, e bojo que dê sustentação.

Já se for um corpo ampulheta com volume no bumbum, a dica é evitar calcinhas de biquíni de amarrar na lateral. 

Corpo retangular

O corpo retangular apresenta medidas de ombro e quadris bem parecidas, com volume de seios e de glúteos mais ou menos iguais. A diferença em relação ao corpo ampulheta é a cintura mais reta ou menos fina, e traços mais retos e pontiagudos, como ombro mais pontudo, e quadril mais reto.

Sendo assim, modelos de biquínis e maiôs criam um corpo mais curvilíneo, colocando volume de forma estratégica, de forma que o corpo pareça mais “violão”, são uma boa escolha.

Calcinhas de cintura alta que termina acima do umbigo, marcando bem a cintura, e 

versões mais cavadas, com lacinhos na lateral ou babados e texturas dos lados são ótimas para criar esse volume estratégico

Modelos de soutien torcidos ou tomara-que-caia em formato de coração trazem algum volume para a região do busto. Evite modelos de biquínis que sejam muito retos ou lembram uma geometria retangular, como tomara-que-caia tipo faixa ou calcinha com faixa mais larga.

Maiôs que tenham algum decote (para não criar aquele efeito de caixa no corpo) e modelos com efeito torcido ou detalhe de amarração na cintura ajudam a criar uma silhueta mais curvilínea. Outra boa opção são modelos com faixas de cor diferente nas laterais ou costuras que modelam.

Corpo triangular 

O corpo triangular tem o maior peso visual concentrado na região do quadril e das coxas. Portanto, a dica é tirar a atenção dessa região e colocar na parte de cima.

Um truque para conseguir esse efeito é usar parte de baixo e parte de cima do biquíni de cores diferentes. Pensando em equilibrar essa silhueta, use a parte mais chamativa em cima e uma versão mais discreta embaixo. Por exemplo: soutien estampado e calcinha lisa ou soutien de cor mais forte e calcinha de cor mais fechada — sempre priorizando tom mais escuro na parte de baixo.

Calcinhas muito finas com lateral de amarrar não funcionam nesse corpo porque fica visualmente desproporcional. Modelos de calcinha sem amarração na lateral, que dão mais sustentação, e com a lateral um pouco mais grossa e faixas mais largas também ficam ótimas e fazem um efeito de compressão do quadril.

Calcinhas de cintura alta, quando são bem tampadas, podem aumentar muito esse corpo. O ideal são os modelos de cintura alta que sejam mais cavados, estilo asa delta. 

Soutiens ficam ótimos quando têm texturas, cores e estampas, e também valorizam muito se tiverem detalhes horizontais: tomara que-caia, tanto reto como coração, top estilo cropped, ombro a ombro, ou qualquer modelo que tenha algum detalhe na alça, como amarração ou babado.

Maiôs que sejam mais cavados na frente, para criar uma linha um pouco mais vertical, e modelos que explorem os detalhes principais na parte de cima são os mais indicados. Se tiver variação de cor, é melhor que a cor mais chamativa fique na parte de cima.

Corpo triangular invertido 

O peso visual de destaque no corpo triangular invertido fica na parte superior, de ombros e seios, e o quadril é mais estreito. Dessa forma, o ideal é que o foco vá para a parte de baixo

Calcinhas com estampas, babados, franzidos ou amarrações laterais são ótimas escolhas.  Faixas mais largas são boas quando a faixa tem uma cor mais chamativa que da parte de cima. 

É recomendado que os sutiãs sejam os mais discretos possíveis, e sempre com alça. Se tiver seios volumosos, a alça precisa ser um pouco mais grossa e é recomendável também que tenha um pouco de bojo no biquíni.

Maiôs ficam legais se a parte mais chamativa for da cintura pra baixo, e é super importante que tenha um decote em formato V.

Corpo oval 

No corpo oval, a cintura é mais larga que o quadril e os ombros. Então, é aconselhável tirar a atenção do centro do corpo, que é a região mais larga e mais chamativa, usando artifícios que criem uma linha vertical na região da barriga.

Use calcinhas de biquíni de cintura alta com as faixas laterais mais largas. Calcinhas de biquíni com tiras muito finas desvalorizam esse corpo.

No busto, alças mais largas para aumentar a sustentação dos seios e modelos de tops com detalhes na alça levam atenção pro rosto, desviando o foco da barriga.

Se você tiver corpo oval com volume na barriga e quiser usar maiô, é imprescindível que o modelo tenha algum decote, senão em vez de disfarçar, pode ressaltar ainda mais esse volume. 

Bônus: looks moda praia

Pensando em completar o look para um dia de praia ou até um pós-praia em um barzinho e um café da manhã na pousada ou hotel, listamos a seguir as peças e modelos mais adequados para cada tipo de corpo. Confira!

  • Oval ou triangular invertido: saia evasê ou saídas de praia com volumes, babados ou detalhes na parte de baixo.
  • Triangular: cangas,saias e saídas mais sequinhas ou amarradas de forma mais acinturada e reta.
  • Retangular: saias evasê, cangas amarradas de forma retorcida na cintura  ou vestidos acinturados.

No curso Armário Perfeito, há um módulo inteiro sobre tipos físicos e uma aula exclusiva sobre biquínis e formatos de corpo. Além disso, você terá suporte individualizado via WhatsApp por 1 ano com uma consultora de imagem da equipe Marina Naves para tirar todas as suas dúvidas e auxiliar em cada etapa da consultoria de imagem e estilo completa que o curso oferece, além de te orientar na hora das compras de vestuário em geral. Ficou interessada? Inscreva-se em nossa lista de espera!

Posts relacionados

A polêmica da Shein: moda sustentável versus exploração humana

A polêmica da Shein: moda sustentável versus exploração humana

Suporte personalizado do Armário Perfeito

Suporte personalizado do Armário Perfeito

Entrevista com aluna do Armário Perfeito

Entrevista com aluna do Armário Perfeito