A sandália gladiadora é uma peça “polêmica”, que divide opiniões. Foi “febre” nos anos 2010 e agora está voltando com tudo para o verão 2023 — prova disso é que o modelo marcou presença nas passarelas de marcas como Dior, Valentino e Paco Rabanne.
Basicamente, a gladiadora é uma rasteirinha com tiras que podem chegar até a altura das coxas, embora atualmente possamos encontrar versões de sandália gladiadora com salto. Também vemos modelos com tiras mais grossas ou mais finas, canos mais altos ou mais curtos, tiras estilizadas de várias formas etc.
Inspirado no calçado usado pelos soldados romanos, é fato que o modelo acumula tanto fãs quanto haters. Se você é fã ou está pensando em dar uma chance para a gladiadora, é preciso ficar atenta para saber como usar e combinar esse tipo de calçado para um visual bacana e equilibrado. Acompanhe!
Dicas para não errar no look usando sandália gladiadora
Embora seja uma peça marcante, ela é versátil e pode passear tanto em ambientes descontraídos quanto em ocasiões mais festivas. No dia a dia, faça combinações com comprimentos mini e fendas, deixando as pernas à mostra para valorizar a gladiadora. Já para montar um look festivo — pensando em um casamento pé na areia, por exemplo —, opte por versões mais elaboradas, com brilhos, plumas ou outros materiais nobres.
Em todo caso, é importante equilibrar proporções, harmonizando o comprimento da sandália com o da roupa. O ideal é que apareça um pedaço de pele entre a roupa e a sandália gladiadora.
Sendo assim, saias, shorts e vestidos mais curtos e soltinhos tendem a funcionar melhor, principalmente se tratando de gladiadora de cano longo. Nunca use as tiras da sandália por cima de uma calça, por exemplo. Para usar gladiadora com calça, escolha um modelo de cano curto.
Para não achatar a silhueta, principalmente se você for baixinha, opte por uma gladiadora com tiras da cor da pele e de cano curto, o que pode minimizar a sensação de encurtamento do tronco. Outro truque para alongar a silhueta é apostar no modelo com salto. Nesse caso, você pode até arriscar um cano mais longo, mesmo tendo a estatura mais baixa.
Por ser uma peça chamativa por si só, é recomendável que você deixe a sandália gladiadora se sobressair sozinha no look, usando peças de roupa e acessórios mais discretos para não pesar o visual. Evite também usar tiras apertadas que marquem muito a perna e ressaltem as gordurinhas, pois além de ser desconfortável, acaba comprometendo a elegância do look.
Se você quiser uma pegada mais sexy, a sandália gladiadora de cano longo e tiras mais finas (ou médias) e salto é a escolha perfeita.
Para um look elegante, as gladiadoras metalizadas douradas são uma boa opção — e estarão super em alta nessa próxima temporada. Outra aposta certeira é um look monocromático, com roupa e sapato do mesmo tom.
Ame ou odeie, a sandália gladiadora é uma peça bem estilosa, que pode ser usada para compor looks incríveis, desde que haja bom senso, observando os pontos que apresentamos aqui e treinando seu olhar para reconhecer o que funciona ou não.
Se você quer ajuda para fazer compras mais acertadas de roupas, sapatos e acessórios, ou mesmo aproveitar melhor o que você já tem no seu armário, lapidando seu estilo pessoal, seja aluna do Armário Perfeito!
O curso oferece todas as etapas de uma consultoria de imagem e estilo, com aulas gravadas para você assistir onde e quando quiser, e suporte personalizado via WhatsApp em horário comercial ao longo de um ano.
Para mais detalhes sobre a estrutura, módulos do curso e dúvidas frequentes, acesse a página do Armário Perfeito.