Este post sobre estilo básico faz parte de uma série especial aqui do blog Armário Perfeito sobre os 7 estilos universais femininos. Confira os demais:
Praticamente toda mulher tem um “pezinho” no estilo básico, principalmente naqueles momentos em que precisamos priorizar conforto e praticidade — o bom e velho jeans com tênis sempre caem bem nessas horas, não é mesmo? Contudo, não devemos confundir “básico” com “desleixado” ou achar que a mulher básica não sabe se arrumar. Básico também não é sinônimo de falta de estilo ou de personalidade.
O estilo básico, na verdade, pode exigir até um pouco mais de criatividade e esforço para não cair no óbvio. Mesmo usando uma paleta de cores enxuta, modelagens funcionais e combinações descomplicadas, é possível sim estar bem-vestida e estilosa. Quer saber como e entender se esse estilo combina com você? Leia o post até o fim!
As mulheres que têm o estilo básico como predominante costumam ser simples e discretas, ou optam por se vestir de forma mais prática por conta de uma rotina corrida. Cada estilo tem também suas variações: o básico pode se aproximar do clássico ou ter uma pegada mais esportiva e urbana.
Peças lisas de cores neutras e shape reto são as escolhas mais frequentes dentro do estilo básico. Estampas discretas, como listras e poás, eventualmente aparecem nos looks básicos. Para não cair na monotonia, a mulher básica pode adicionar alguns elementos com informação de moda, mesmo em produções casuais do dia a dia.
Uma das principais formas de valorizar um look básico é optar por tecidos de boa qualidade e peças com corte impecável, que tenham caimento perfeito para o seu tipo físico. Um truque para dar um up em looks básicos é usar uma terceira peça: coletes, jaquetas, blazers e quimonos podem dar outra cara para o combo jeans e camiseta. Outra ideia é criar um único ponto de atenção usando acessório mais elaborado ou um sapato mais trabalhado, dando um toque fashionista ao visual.
Já sabemos que camiseta ou camisa branca e calça jeans são itens obrigatórios no armário de estilo básico, certo? As modelagens de jeans mais usadas nesse estilo são skinny, boyfriend e flare. Mas o armário básico vai muito além disso! Confira a seguir algumas peças-chave desse estilo:
Os acessórios podem ser grandes aliados das mulheres básicas. Embora elas prefiram modelos mais discretos, eles podem contribuir dar aquele toque final na produção:
Já os sapatos preferidos da mulher de estilo básico são, claro, aqueles que entregam conforto: tênis, rasteiras, sapatilhas e anabelas. Os scarpins ou mesmo os mocassins podem ser ótimos aliados para incrementar um look básico e trazer um ar de elegância sem grande esforço. Outra opção a ser considerada é a sandália de salto bloco.
Com essas peças, você consegue montar um armário cápsula, em que todas as peças combinam entre si, ganhando ainda mais praticidade para se vestir para o trabalho ou no dia a dia.
Vale lembrar que você não deve deixar de usar uma peça de que goste só porque ela “foge” ao padrão do seu estilo predominante — e também não é obrigada a usar todas as peças que compõem um determinado estilo. O seu estilo próprio é, muitas vezes, uma junção de elementos de diferentes estilos universais, e também pode variar ao longo da vida.
É sempre bom ter algumas referências de estilo para nos inspirar ou mesmo ajudar-nos a identificar qual estilo é mais parecido o nosso ou combina mais com a gente.
Há estrelas da TV, do cinema, da música e das passarelas que usam produções glamourosas nos red carpets da vida ou em outros momentos pontuais ligados ao trabalho, mas, em seu dia a dia, são adeptas do estilo básico.
Alguns exemplos de famosas com estilo básico são a atriz britânica Lily Collins (da famosa série Emily em Paris), a top model brasileira Alessandra Ambrósio e as norte-americanas Kendall Jenner e Gigi Hadid — as modelos mais hypadas do momento e que são bffs na “vida real”. Elas têm o estilo super parecido e, fora das passarelas, preferem a praticidade, tendendo para uma pegada mais minimalista.
Conforme ressaltamos, a maioria de nós transita por estilos diferentes, e definir (ou desenvolver) um estilo próprio não significa se limitar, mas se autoconhecer. Os estilos universais servem para nos trazer uma visão mais clara sobre o que combina ou não com a nossa personalidade e os objetivos que temos ao nos vestir. Afinal, nossa imagem pessoal pode nos ajudar ou atrapalhar em aspectos pessoais e profissionais.
Se você ainda está em dúvida sobre qual é seu estilo pessoal e gostaria de se aprofundar nessa e em outras questões relacionadas, passando por uma consultoria de estilo e imagem pessoal completa 100% online, conheça o Armário Perfeito e inscreva-se na lista de espera para a próxima turma!