Você conhece os 7 estilos universais femininos? Neste post, que faz parte de uma série especial aqui do blog Armário Perfeito, vamos abordar sobre o estilo dramático urbano. Os outros 6 estilos universais são:
Em geral, cada pessoa tem um estilo predominante, com influências de mais dois estilos complementares. Essa é uma ferramenta que pode ajudar muito no seu autoconhecimento, contribuindo para você entender o que combina mais com você, sua personalidade e seus objetivos em termos de imagem pessoal. Quando aprende a identificar os elementos de cada estilo, a mulher é capaz de inseri-los nos seus looks de maneira estratégica, montando um armário funcional e que represente, de fato, o seu estilo pessoal.
O estilo dramático ou dramático urbano tem uma pegada moderna e marcante. A mulher com esse estilo costuma ser de muita personalidade e não tem medo do exagero — aliás, ela brinca com esse aspecto em suas produções. É um dos estilos que menos se rende a modismos, sendo adotado, muitas vezes, por mulheres vanguardistas, que lançam tendências a partir de combinações inusitadas.
O dramático “puro” compartilha muitos elementos do estilo clássico, porém cria combinações mais ousadas com esses elementos: modelagens estruturadas (porém mais volumosas), alfaiataria, peças que dão um toque masculino à produção, mangas extremamente bufantes, blazer oversized etc. Outro fator que diferencia do dramático urbano é a preferência por tecidos mais sofisticados.
Já o dramático urbano tem uma estética mais rebelde, com muitas referências do street style e uma vibe meio rock and roll. Essa mulher adora couro, jeans, sapatos pesados e peças mais soltas, que criam um visual despojado.
Confira a seguir alguns itens que marcam presença no armário da mulher de estilo dramático:
No estilo dramático urbano, além das peças já mencionadas, incluem-se:
Looks all black são a cara do estilo dramático. Preto e branco é outra combinação muito presente nesse estilo. Cores fortes e contrastantes também aparecem bastante nos looks dramáticos. Uma ótima maneira de usar isso é fazendo combinações de cores complementares no círculo cromático, como roxo com amarelo, azul com laranja e verde com vermelho.
Mais um ponto em comum do estilo dramático com o clássico são as estampas: xadrez, risca-de-giz e listras são algumas das preferidas das mulheres com esse estilo. Além dessas, chevron, poás grandes e estampas geométricas e abstratas, assim como mix de estampas, são apostas para looks dramáticos — ponto em comum com o estilo criativo.
Uma das principais características do estilo dramático são as modelagens diferenciadas: peças estruturadas, cortes geométricos, retos ou assimétricos, ombreiras, golas mais firmes, modelagens maxi e oversized se destacam nos modelitos desse estilo.
A maioria das peças de estilo dramático apresenta linhas retas ou inclinadas na modelagem ou no design.
Tecidos encorpados, como couro, veludo, jeans, camurça, linho, crepe-twist e outros que possam criar texturas e volume são os preferidos das mulheres de estilo dramático.
Como já ressaltamos, a mulher de estilo dramático não tem medo de chamar a atenção, nem mesmo de parecer exagerada: sapatos de bico quadrado, coturnos, plataformas e saltos e solados tratorados são modelos que aparecem com frequência no visual dramático, assim como oxfords e mocassins.
No caso do estilo dramático urbano, acrescente a essa lista tênis com design diferenciado e mules com detalhes rocker. As cores dos sapatos dramáticos vão de preto a supercolorido, dependendo da proposta e da ocasião.
Acessórios grandes e com design arrojado compõem a estética dramática, como maxi colares, braceletes largos, brincos geométricos e anéis robustos.
Bolsas grandes e coloridas ou pequenas e conceituais são os modelos queridinhos do estilo dramático. Correntes, texturas, matelassê e vinil aparecem para arrematar o visual das bolsas dramáticas.
Óculos grandes e chamativos, com armações geométricas e lentes coloridas adornam bem com a estética dramática.
Ter algumas referências de estilo é bastante válido para a gente se inspirar e entender melhor com quais estilos universais nos identificamos. Alguns ícones fashion que têm o estilo dramático como predominante são Olivia Palermo, Victoria Beckham e Costanza Pascolato.
Ainda que um certo exagero possa ser uma marca registrada do estilo dramático, é preciso ter cuidado para não passar do ponto e acabar carregando muito na produção, deixando-a over ou até cafona. A dica é escolher um elemento de peso visual maior que se destaque no look dramático, combinando-o com outras peças mais neutras. Por exemplo: se usar uma peça com muito volume, coordene com outras mais sequinhas.
Sabendo equilibrar esses elementos no visual dramático, a mulher desse estilo consegue transmitir sofisticação e originalidade ao mesmo tempo. No caso do estilo dramático urbano, que acaba sendo um pouco mais despojado, a imagem transmitida é de uma personalidade moderna e autêntica.
No curso Armário Perfeito, há um módulo inteiro sobre estilo, com explicações detalhadas sobre cada dos 7 estilos universais e exercícios para você descobrir qual é o seu, aprendendo também a incorporar elementos de outros estilos para criar a imagem pessoal que você deseja ter.
Mais do que um curso, o AP oferece um programa completo de consultoria de imagem e estilo 100% online, com suporte individualizado via WhatsApp para tirar todas as suas dúvidas e auxiliar em cada etapa durante o período de acesso, que é de doze meses (caso queira, você pode estender depois entrando para o Clube AP).
E o que já era incrível, ficou ainda melhor: em maio de 2023 abriremos uma nova turma do Armário Perfeito em uma nova versão: todas as aulas estão sendo reformuladas e regravadas, com conteúdos atualizados e novos bônus.
Inscreva-se na lista de espera para ser avisada em primeira mão!