Em termos de moda, a estação mais quente geralmente nos remete a cores vivas e tecidos leves, certo? Mas o verão 2023 será um pouco diferente no que se refere às tendências, com cores mais sóbrias — tons de preto, cinza, roxo e azul foram as mais vistas nas passarelas internacionais — e tecidos um pouco mais encorpados, evidenciando ombros e quadril.
O toque diferencial das produções para o calor fica por conta da pele à mostra em rendas, recortes e transparências.
Para quem não abre mão das cores vibrantes no verão, uma boa notícia: as passarelas brasileiras trouxeram muito amarelo neon, roxo, laranja e vermelho.
Dentre as tendências que apareceram nos desfiles e semanas de moda no Brasil e no exterior, selecionamos algumas que achamos mais interessantes, e cabe a você identificar as que se encaixam melhor no seu estilo pessoal — se precisa de ajuda para descobrir qual é o seu, conheça o Armário Perfeito.
Confira a seguir!
Quebrando as expectativas, o couro chegou chegando para a estação mais quente do ano, aparecendo nos principais desfiles de primavera/verão. Isso se deve, em parte, por conta da sensualidade em alta que vem sendo observada na moda. As peças em couro também podem ser usadas para criar um visual rocker, que deriva do estilo criativo.
Se você mora em uma região mais quente, pode apostar em peças com detalhes em couro e não feitas inteiramente com esse material. Em regiões de clima mais ameno, já seria possível usar uma minissaia de couro, por exemplo — aliás, o comprimento mini voltou com tudo!
O apelo sensual também aparece nas produções com renda, que pode ser usada da cabeça aos pés ou apenas em alguns detalhes das peças.
Uma forma interessante de fazer composições com a renda é usá-la como “forro” em peças que vão por baixo de outras , aparecendo sob transparências, decotes ou recortes e unindo mais de uma tendência no mesmo mesmo look de verão. É preciso ter bom senso, contudo, para não correr o risco de ficar vulgar.
Se o seu estilo for romântico, você pode usá-la com laços e babados, sempre buscando um equilíbrio para não deixar o look infantil.
As cores dão as caras neste verão em peças com transparência, que podem ser usadas em composições ou até em peças únicas, inclusive mais longas, cobrindo o corpo sem escondê-lo — como em túnicas translúcidas. Essa tendência tem tudo a ver com o estilo sexy!
Uma “dobradinha” interessante de tendências verão 2023 é usar blusa transparente por cima de tops de bíquini, que nesse verão vão além do beachwear, aparecendo em looks casuais e descolados das it girls. É preciso ficar atenta, todavia, aos ambientes em que se usa esse tipo de vestimenta. Pode ser uma boa para barzinhos pé na areia ou festas informais na beira da piscina, por exemplo.
Essa é uma das tendências mais fortes para o verão 2023: as franjas voltaram com tudo! Se elas já foram muito usadas em elementos do estilo country — mais uma variação do estilo criativo —, como botas e jaquetas de couro, agora elas dão um toque de fantasia a looks de estilos variados.
Mais compridas, as franjas conferem movimento à roupa. Curtas e amontoadas, lembram o efeito das plumas, trazendo um quê de glamour ao visual. E elas não aparecem somente em peças de roupa, mas também em acessórios como bolsas e cintos.
Looks com recortes estratégicos — também conhecidos como cut-out — já estavam em alta e vão continuar. A novidade trazida nas passarelas foram recortes inusitados e assimétricos, como calças de alfaiataria com coxas à mostra. Porém, mais “usáveis” são as peças com vazado nas costas e quadris, assim como fendas e decotes.
Roupas com amarrações no corpo podem dar um toque sensual e divertido ao visual, e já viraram queridinhas das blogueiras.
Blusas com amarração frontal estilo pin top também são tendência — e a cara do verão!
Na contramão das peças justas, que estão voltando com tudo, as calças cargo continuam super em alta — pode ser considerada o must-have da estação. Utilitária e charmosa, essa peça que veio do militarismo faz cada vez mais sucesso nos armários femininos.
Não é de hoje que o modelo figura nas passarelas, e agora apareceu com mais bolsos e em tecidos e comprimentos variados.
Um dos queridinhos da temporada, o tecido de laise ganhou até um post especial, que você pode conferir aqui!
A grande vantagem é que além de fresco e delicado, é um tecido durável e atemporal, que você poderá usar em praticamente todas as estações, sem que fique fora de moda.
Peças brilhosas não ficam mais restritas aos looks noturnos como antigamente — inclusive brilhos e paetês continuam em alta, e não só em looks festivos, mas também para o dia a dia.
Contudo, se você tem alguma restrição ou receio de chamar atenção de forma exagerada, uma maneira interessante de brilhar durante o dia, diminuindo o risco de ficar over, é usando peças metalizadas — a prata metalizada, principalmente, é uma tendência que veio forte nas passarelas.
Essas peças podem trazer uma vibe futurista ou até dar um toque retrô ao look, dependendo de como forem combinadas, criando um visual cool e que fuja do óbvio.
Looks monocromáticos e peças de alfaiataria continuam em alta. Juntando as duas coisas, temos os conjuntos de alfaiataria de uma cor só, que são fashionistas e ainda alongam — um ótimo truque para as baixinhas.
Sensual e marcante, seguindo uma forte tendência dessa estação, o corset pode ser combinado com calça jeans e outras peças mais casuais para compor looks do dia a dia sem extrapolar na sensualidade.
Uma tendência fácil de usar, criando um visual moderno e despojado, que vai de looks mais arrumadinhos até um passeio na praia.
As peças com drapeado também são grandes apostas para o verão 2023. Com elas, dá para fazer uma brincadeira de esconder e revelar o corpo ao mesmo tempo. Em tecidos como veludo, chiffon e cetim, costumam trazer sensualidade ao visual, em consonância com as tendências do momento.
Os looks all pink também continuam em alta. Se você não curte muito a proposta estética, mas gosta da cor, também pode usar uma peça nesse tom rosa chamativo combinada a outras cores no look, trazendo um toque alto astral e conferindo personalidade ao visual.
Em tradução literal, Y2K é “anos 2000”. Essa tendência traz de volta a estética da moda e da cultura pop de 20 anos atrás: saias plissadas, tamanhos micro, bolsas baguete, tops de amarrar, sapatos de plataforma e cintura baixa são alguns dos elementos — polêmicos, vale destacar — que vêm sendo resgatados, principalmente por influenciadores da geração Z.
Esse termo é a combinação de athletic (atlético) e leisure (lazer), dando uma pista do que essa estética representa: o uso de peças mais esportivas — como leggings, joggers, moletons, jaquetas bomber, tops, croppeds, bonés, bermudas, tênis e chinelos — em looks de streetstyle.
Embora controversa, essa tendência ganhou força no contexto da pandemia, em que as pessoas passaram a buscar produções confortáveis e práticas.
E então, quais dessas tendências de moda verão 2023 você já pretende adotar? Pense que as tendências podem nos dar ideias e aflorar nossas criatividade para compor nosso armário e montar nossos looks a cada estação, mas elas não são obrigatórias e podem — devem — ser adaptadas à realidade de cada pessoa.
Evite comprar peças só porque “estão na moda” ou que serão usadas poucas vezes e depois descartadas ou esquecidas no armário. Isso prejudica não só o seu bolso, mas também o planeta. Por isso é tão importante se conhecer, conhecer seu estilo pessoal e usar a moda a seu favor, sem ser escrava dela. Não podemos deixar de pensar em moda sustentável e consumo consciente.
Verão também remete a moda praia, certo? Leia agora sobre o biquíni ideal para cada tipo de corpo!