Blog

Casamento de dia: como escolher a look ideal?

Casamento de dia: como escolher a look ideal?

A tendência de casamento de dia e cerimônias ao ar livre cresceu bastante nos últimos anos. Para algumas pessoas, o dress code para esse tipo de evento pode ficar um pouco confuso, afinal, mesmo que possa ser um pouco mais informal, ainda é um casamento, o que exige bom senso na escolha da roupa, tanto para não exagerar quanto para não ficar “simples demais” ou fora da proposta.

Preparamos este conteúdo para ajudá-la a escolher roupa para casamento de dia, com dicas de cores, tecidos e acessórios que vão compor um look incrível e adequado à ocasião, seja você madrinha ou convidada de um casamento diurno. Continue a leitura e confira!

Horário e local do casamento de dia influenciam na escolha 

Tanto casamento na praia quanto casamento no campo costumam ser realizados durante o dia. Esses ambientes remetem a frescor e leveza — essa é a primeira coisa que precisamos ter em mente para escolher seu look de casamento. 

Grande parte das cerimônias de casamento ao ar livre são marcadas para o fim da tarde, próximo do horário do pôr do sol. Portanto, quando começa a festa, a noite já está caindo. 

Nesses casos, é possível até ousar um pouco mais, usando cores mais vibrantes e intensas ou até brilho discreto. Já se o casamento acontecer na parte da manhã, prefira cores claras — tons pastel ou candy colors são ótimas escolhas — ou estampas florais delicadas e de bom gosto. 

Nunca use branco e afins (off-white ou qualquer outra cor muito clara que possa parecer branco nas fotos), a menos que seja um pedido da noiva.

E vestido preto, pode? Se o casamento for no final da tarde, o pretinho básico, embora não seja a escolha ideal, pode sim entrar em cena, desde que você não seja madrinha e que o modelo e o tecido sejam adequados. Para casamentos na parte da manhã, evite o preto, pois acaba pesando. 

Tecidos mais adequados para um casamento de dia

Para casamentos diurnos, é recomendado apostar em tecidos nobres, e que tenham certa leveza e fluidez:

  • crepe
  • chiffon
  • seda
  • organza 
  • tafetá
  • renda
  • shantung
  • musseline
  • cetim

Dica: nunca use vestido de malha em casamentos!

Fuja também de tecidos de aspecto pesado ou muito encorpados, como veludo, zibeline e brocado — que seriam escolhas mais acertadas para casamentos noturnos em igrejas e salões de festa tradicionais, assim como vestidos com muitos bordados e pedrarias.

A época do ano e o clima também podem influenciar na escolha da roupa. Em meses mais frios, você pode optar por um vestido fluido de manga longa ou usar uma echarpe elegante de cor neutra.

Marina Naves com look de um casamento de dia

Madrinha ou convidada

Se você é madrinha, siga as indicações da noiva. Algumas definem paleta de cores, escolhem o tecido e até o modelo do vestido das madrinhas, outras as deixam mais livres para escolher. Em todo caso, você pode conversar com ela e pedir sugestões.

Caso seja apenas convidada, no convite e/ou no site dos noivos, costumam haver dicas ou, ao menos, pistas do estilo do casamento para você se basear ao escolher sua roupa. Você pode usar um macacão sofisticado, um vestido midi ou até mesmo um curto, desde que o modelo seja adequado (pense também no fator vento). Nesse caso, também será preciso ter mais atenção na escolha do sapato, que ficará à mostra. 

Uma sandália fina nude (ou de cor neutra) é a opção mais coringa para usar em casamentos diurnos. Caso a cerimônia e/ou a festa sejam realizadas em um gramado, na areia ou em um tablado de madeira, opte por uma rasteira mais elaborada, uma anabela ou uma sandália de salto bloco. 

De modo geral, um vestido longo e liso, de tecido elegante e cor alegre é a aposta mais segura para um casamento de dia. O segredo para não ficar “sem graça” é caprichar nos acessórios, maquiagem e penteado — essa dica vale, principalmente, para as madrinhas. 

Maquiagem, penteado e acessórios

Uma maquiagem leve, natural e iluminada, um penteado preso ou semipreso não muito rígido (como tranças e rabos-de-cavalo mais despojados; evite coques altos com muito laquê), acessórios finos (tendo o cuidado de não parecer “acessório de noiva”), uma clutch bonita e… Voilá, você estará pronta para arrasar na sua “missão madrinha” de um casamento de dia. Convidadas podem usar o cabelo solto, escovado ou com ondas/cachos.

Leve em consideração o seu grau de proximidade com os noivos: quanto mais próxima for deles, mais você deve caprichar no look! E mesmo que você seja acompanhante de um convidado e não conheça o casal, busque se adequar à proposta daquele casamento em específico, pois isso é um sinal de gentileza com quem planejou a festa, considerando que este é um momento muito importante e especial na vida deles, do qual que você fará parte.

Outra dica não só para escolher vestido de casamento, mas pra vida, é conhecer seu biotipo e saber quais modelos de vestido lhe favorecem mais e/ou caem melhor, valorizando os atributos que você quer destacar e disfarçando outros. No curso O Armário Perfeito, que reúne todas as etapas de uma consultoria de imagem, há um módulo inteiro sobre tipos físicos e outro sobre formatos de rosto. Para conferir o conteúdo do curso, acesse nossa página. A próxima turma será em setembro de 2022!

E não é só a roupa das madrinhas e convidadas que precisa de uma atenção especial… O vestido de noiva para casamento de dia também deve ter um estilo compatível com o horário (com variações de acordo com o estilo pessoal de cada noiva, claro). Vai casar e se sente perdida em relação ao tipo de vestido e acessórios que deve usar em seu grande dia e também nos outros eventos que fazem parte do casamento (noivado, casamento civil, chá de cozinha ou de lingerie etc.)? Conheça nosso Guia de Estilo para Noivas!

Posts relacionados

Cores do verão 2024: fique por dentro das tendências e atualize seu armário

Cores do verão 2024: fique por dentro das tendências e atualize seu armário

O retorno das maxi bags: como incorporar ao seu estilo

O retorno das maxi bags: como incorporar ao seu estilo

Looks de trabalho: como unir elegância e conforto

Looks de trabalho: como unir elegância e conforto