Blog

Calça de alfaiataria: como inseri-la em seu armário e montar looks incríveis

Calça de alfaiataria: como inseri-la em seu armário e montar looks incríveis

A calça de alfaiataria é uma peça que traz elegância até mesmo aos looks mais informais. Geralmente associada a um vestuário mais tradicional — ou até masculino — e a ambientes formais, ela ganhou variações de modelos que transitam por diferentes estilos e ambientes, permitindo combinações diversas no look e invadindo os armários femininos.  

Neste post, você vai conhecer um pouco da história da alfaiataria, e aprender onde usar, como identificar uma peça de qualidade e combinar a calça de alfaiataria em diferentes looks e ocasiões. Acompanhe!

História da alfaiataria

A alfaiataria tradicional é um dos ofícios mais complexos e respeitados no universo da moda. Essa técnica de modelagem e costura surgiu na Europa no final da Idade Média, quando a burguesia ascendeu socialmente, buscando se aproximar da nobreza nas vestimentas. Assim, houve um aumento da demanda para a confecção de roupas sofisticadas e personalizadas.

“Alfaiate” vem do árabe “al-ẖayyât” — que significa “costureiro”. Os primeiros alfaiates eram exclusivamente homens, que produziam peças também para o público masculino — ternos, calças, casacos e blazers —, todas feitas manualmente e sob medida

Mesmo que hoje não sejam mais necessariamente costuradas de forma artesanal, as peças de alfaiataria ainda carregam um ar social, por serem peças mais estruturadas, de corte mais reto e ajustado, e feitas, geralmente, com tecidos mais elaborados.

Há diferentes tipos e técnicas de alfaiataria: a alfaiataria francesa é a mais antiga, a alfaiataria inglesa é a mais tradicional e a alfaiataria italiana considerada a mais elegante. 

A alfaiataria passou a fazer parte da alta-costura por meio de alfaiates renomados e estilistas ilustres, como Monsieur Gilson (França) nos anos 50 e 60, Hugo Boss (Alemanha) nos anos 50, Paul Smith (Inglaterra) nos anos 60 e 70, Ermenegildo Zegna e Giorgio Armani (Itália) nos anos 60 e 70. Foi assim que as peças de alfaiataria alcançaram um novo patamar, deixando de ser associadas apenas a uniformes e trajes executivos.

Já a inserção da alfaiataria no universo da moda feminina se deu por meio de estilistas como Alexander McQueen, Jean Paul Gaultier e Yves Saint Laurent — ele lançou o terninho feminino —, que colocaram peças de alfaiataria nas passarelas de alta-costura, assim como a Gucci.

Mas antes disso, em meados dos anos 20, algumas mulheres já haviam aderido à calça de alfaiataria por influência da Chanel. E, em 1947, Christian Dior lançou um tailleur que ficou conhecido como New Look, modelo que ficou em alta até o fim dos anos 50.

Atualmente, a alfaiataria ganhou novas roupagens, com modelagens menos sisudas — mas não menos elegantes —, e também emprestou suas barras, bolsos, lapelas, padronagens e acabamentos impecáveis a outros estilos. 

Tecidos usados na alfaiataria e como identificar uma peça de qualidade

Em geral, os tecidos usados na alfaiataria são mais secos, sem fluidez, de corte reto e modelagem ajustada. Alguns dos mais usados nesse tipo de confecção são os seguintes:

  • lãs frias
  • linho 
  • crepe
  • jacquard
  • zibeline
  • gabardine
  • tweed
  • cashmere
  • microfibra two way
  • oxford

Dentre os tecidos de alfaiataria, há os mais nobres ou tecidos de primeira linha e os de segunda ou terceira linha, dependendo da quantidade de fios utilizada para confeccionar o tecido. 

Além disso, hoje em dia também são usados muitos tecidos sintéticos na confecção de peças de alfaiataria. Por isso, é preciso ficar atenta na hora de comprar uma peça: se estiver muito barata, provavelmente é feita com tecido de baixa qualidade. 

Observe também o acabamento, bem como o corte e caimento da peça. Boas peças de alfaiataria geralmente são forradas e têm acabamento interno com viés. O caimento, por sua vez, é mais reto, liso e firme. Vale a pena investir em uma calça de alfaiataria de boa qualidade, pois trata-se de uma peça atemporal, que pode, inclusive, compor seu armário cápsula. São calças nem muito justas nem muito largas, com corte mais reto. 

Onde usar e como combinar calça de alfaiataria

É verdade que as mulheres começaram a usar mais peças de alfaiataria quando passaram a ocupar cargos executivos, como forma de se impor em um ambiente predominantemente masculino até então, já que o estilo remete, tradicionalmente, a um dress code masculino.

No entanto, mesmo que as peças de alfaiataria ainda sejam apostas certeiras para o ambiente profissional — ou ocasiões mais formais —, elas não precisam mais ficar restritas a esses ambientes. É possível combinar uma calça de alfaiataria de diversas formas, que transitam perfeitamente do trabalho ao lazer.

Além disso, embora essa peça possa ser associada mais facilmente ao estilo clássico/elegante e ao estilo tradicional, mulheres de outros estilos também podem usá-la em diferentes combinações. 

Uma combinação óbvia — mas que não deixa de ser incrível — é a de calça de alfaiataria com camisa social branca. Se quiser um look mais sério, opte por uma calça de cor neutra e use um scarpin, uma sandália de salto mais fechada ou, ainda, um mocassim. Assim, você estará pronta para uma reunião ou jantar de negócios. Caso precise de algo ainda mais formal, complemente com um blazer liso de cor sóbria — essa combinação também é clássica.

Para uma pegada mais casual, você pode escolher uma cor mais chamativa para a calça de alfaiataria (ou para a camisa) e combinar com tênis branco, sapatilha ou sandália rasteira. Atenção para os acessórios, que também fazem a diferença e podem transformar completamente o look. 

Pensando em ambientes e ocasiões mais informais, é possível combinar a calça de alfaiataria com cropped ou t-shirt, criando um look streetstyle e despojado para o verão, seja com tênis, seja com sandália ou rasteirinha. Look perfeito para um passeio no shopping ou um café com as amigas, por exemplo. 

No inverno, um tricot ou até um moletom estiloso, compõem super bem o look com calça de alfaiataria — nos pés, tênis ou bota. Caso queira brincar um pouco e dar um toque criativo e fashionista ao look, blazers estampados ou coloridos podem entrar em cena.

Outra possibilidade de uso são os conjuntos de alfaiataria monocromáticos, que inclusive estão em alta neste verão 2023

Esperamos que este conteúdo tenha servido de inspiração para você adotar a calça de alfaiataria em seu armário e montar looks incríveis de acordo com seu estilo em diferentes ocasiões. Se você quer ajuda para lapidar seu estilo pessoal, fazer compras mais acertadas e montar seu armário cápsula de acordo com a sua realidade, o curso Armário Perfeito pode te ajudar! A aluna passa por todas as etapas de uma consultoria de estilo e imagem pessoal, com suporte personalizado de uma consultora profissional via WhatsApp. Veja agora as principais dúvidas sobre o Armário Perfeito e inscreva-se na lista de espera!

Posts relacionados

Cores do verão 2024: fique por dentro das tendências e atualize seu armário

Cores do verão 2024: fique por dentro das tendências e atualize seu armário

O retorno das maxi bags: como incorporar ao seu estilo

O retorno das maxi bags: como incorporar ao seu estilo

Looks de trabalho: como unir elegância e conforto

Looks de trabalho: como unir elegância e conforto